quarta-feira, 7 de julho de 2010

Crepúsculo - O que está por trás da série



Vez por outra, sou procurado para dar alguma opinião sobre assuntos relacionados à adolescência. Não é segredo que tenho uma obra direcionada a este público, comento lições de Escola Dominical para a faixa etária e, além de ser educador, sou pai de uma pré-adolescente. O jornalista Ivan Carlos, da Revista GeraçãoJC, enviou-me algumas perguntas para a matéria de capa da nova edição do periódico. Confira minha opinião sobre a "nova febre" dos teens.

Você é pai de uma adolescente e sabe o quanto são curiosos. Como você lida com essa questão em casa?
Essa é uma pergunta bastante pessoal e, por isso, talvez não se aplique a outros casos. Em relação à minha filha, por mais que alguém ache que seja retrógrado pensar assim, ela conhece limites. Não tenho nenhum receio em dizer “não” para ela. Afinal, ela só tem 11 anos e não pode decidir (inclusive legalmente) por sua vida. Agora, é lógico, entendo que não basta simplesmente dizer “não” sem que a situação sirva de experiência, ou seja, não a deixo sem razões. A ideia de limite, disciplina ou coisa parecida, precisa ter uma função pedagógica. Assim, o “não”, geralmente é seguido de “para que”. Algo que quero deixar claro é que não educo minha filha como se estivesse em uma redoma ou bolha, pois tal empreendimento é uma fuga temporária que fragiliza, imediatamente, a vida espiritual e, posteriormente, a vida adulta. Eu e a minha esposa sempre trabalhamos bem o fato de que se Deus nos criou, Ele é quem determina como devemos viver e não as convenções sociais ou os modismos. Por isso, não temos grandes problemas com esses assuntos, pois com pouco diálogo, a Céfora logo conclui que aquilo não é para alguém que conhece a Deus, logo, não é para ela! Sinceramente, existem coisas que, a priori, ela mesma não quer nem saber. Pode estar todo o mundo inclinado para o negócio que ela faz questão de ir na contramão. Alguém poderia alegar que ela assim procede apenas para agradar aos pais, entretanto, existem aqui também duas coisas importantes: caráter e sensibilidade espiritual. São coisas que ela precisa ter, pois não dá para forjar por tanto tempo.

Qual conselho daria para os pais?
É difícil, mas procurem fazer o mesmo. Conversem com os seus filhos, tenham diálogo. Não há receita de bolo (algo que funcione exatamente da mesma forma para todos os casos). Sejam os primeiros e maiores amigos de seus filhos, sem necessariamente serem cúmplices aceitando tudo que eles fazem ou querem. Agora é claro, tudo vai depender do tipo de criação que esse adolescente teve. Entre a repressão despropositada e a restrição consciente há uma grande distância. Outro cuidado extremamente necessário de se ter é não criar o filho em uma redoma, pois quando ele se deparar com o “mundo real” (sem o protecionismo ou a blindagem moral dos pais), não saberá como se comportar.

Qual conselho daria para os adolescentes?
Ele não é cristão porque é diferente, mas exatamente o contrário. É preciso que entenda que não é ele que está errado, mas os outros é que não estão sendo o que foram criados para serem! É por isso que, desde muito cedo, entendi que não adianta ensinar um monte de regras de “pode” ou “não pode”, pois elas se desgastam. O ideal é ensinar princípios e discutir o propósito da nossa existência: “Por que existimos?” “Para que fomos criados?” Essa é a metodologia adotada na educação de nossa filha e a mesma que utilizei na ficção O Mundo de Rebeca. É altamente eficaz, esclarecedora e oferece a possibilidade de o adolescente decidir, por si mesmo, o que deve ou não fazer.

A Bíblia diz que tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Eu pergunto. Convêm ao adolescente assistir esse tipo de filme?
Depende. Minha filha, por exemplo, assistiu o Crepúsculo juntamente comigo (Afinal de contas como é que eu iria criticar o filme ou o livro sem ter ao menos algum contato com o material?). Ela não gostou da mensagem do filme e eu fiz questão de apenas observar alguma coisa depois que ela fazia a crítica. Várias vezes ela parou o filme, e fez comentários extremamente maduros. Isso me alegra. Lamentavelmente, sei que essa não é a realidade da maioria dos lares cristãos. Assim, se os pais não possuem o costume de fazer um exercício crítico das programações televisivas e, de toda a cultura popular, é aconselhável aprofundar-se com literatura séria e, quem sabe, iniciar essa atividade a partir desses filmes. Por último, é importante observar a motivação com a qual o adolescente cristão quer assistir. Se caso a sua postura for de encanto, admiração ou mesmo simpatia, é preciso que, com o exercício crítico realizado juntamente com os pais, o adolescente cristão passe a, definitivamente, não gostar desse tipo de filme, ou seja, é preciso que ele tenha uma mudança de atitude.

Como o adolescente deve se portar com os amigos da escola, se ele não viu o filme e os amigos assistiram? Deve agradar os amigos para ser aceito naquele grupo?
Definitivamente não. Primeiro porque ele não é obrigado a ser como os demais, massificado. Para isso, volto a destacar, é importante que ele tenha tido uma boa formação familiar. Por outro lado, não recomendo que ele tenha uma postura antagonista ou legalista. Acredito que se o adolescente cristão estiver realmente preparado, pode até pregar o evangelho a partir do assunto do filme. Ele pode questionar alguém que não acredita em Deus, mas que, paradoxalmente, acredita nas ficções que envolvem ocultismo, superstições crenças e religiosidade. Tudo, repito, vai depender da capacidade e do conhecimento do adolescente cristão. Se ele foi ensinado e instruído na Palavra, é um assíduo aluno da Escola Dominical (uma que tenha qualidade, é claro), com certeza terá possibilidade de assistir, não ser influenciado e ainda usá-lo como ponto de partida para falar de Jesus.

No filme existem vários pontos que vão contra nossa crença, por exemplo, a traição. Como mostrar para o adolescente que isso é errado, pois os filmes mostram que isso é comum?
Permita-me uma correção: a traição não é apenas contra a nossa crença, mas contrária aos bons princípios que até mesmo as pessoas não-crentes possuem. Esse é outro cuidado que precisamos ter ao tratar com os adolescentes cristãos. A traição não é errada somente para quem serve a Deus, mas para qualquer pessoa! E talvez seja exatamente nesse ponto que a gente mais erra. É preciso reconhecer uma coisa: o filme e os livros sabem passar sua ideologia de forma muito criativa e sutil. O nosso problema é que achamos que as coisas certas, ou seja, os bons valores e princípios devem ser ensinados com a testa franzida, a voz grave e em tom ameaçador. Em outras palavras, significa que eu não posso ser simplista e ensinar aos adolescentes cristãos que a traição é um pecado e que sua prática leva à pessoa ao inferno (apesar de isso ser verdade). É preciso acrescentar que ser íntegro é obrigação do ser humano, independentemente de sua crença. Por isso, não canso de insistir, tudo passa pela formação familiar do adolescente. Se ele tem essa boa formação, com certeza ela se refletirá em todos os momentos de sua vida, ou seja, ela servirá como um “filtro moral”, fazendo com que o adolescente rejeite tudo aquilo que não condiz com a ética, a boa moral, os bons costumes e valores e, acima de tudo, com a Palavra de Deus.

Muitas meninas, evangélicas, começaram a sonhar (no sentido de dormir e ter um sonho) com o galã (vampiro), depois de assistir o filme. Como lidar com essa situação?
Sinceramente, não sei. Ouvi de minha filha um relato de uma colega de sua classe que estava sonhando com o Edward (vivido pelo ator Robert Pattinson). Não creio que isso tenha alguma relação com a espiritualidade ou algo equivalente. Acredito que o excesso de concentração, a fase da vida em que a imaginação encontra-se muito fértil, faz com que o muito pensar (sobre os livros) ou lembrar-se dos filmes provoque esse fenômeno. Minha recomendação é que os pais instruam as filhas (se elas assistiram as películas ou leram os livros), a não ficarem encabuladas, achando que encontrarão um “Edward” por aí, colocando a imagem dele no celular ou no computador, pois isso provoca um excesso de imagens mentais que, após irem para o inconsciente, ressurgem na forma de sonhos.


Qual o prejuízo para nossos jovens e adolescentes assistir filmes que trazem vampiros como mocinhos?
A ideologia que a trama consegue passar. Esse aspecto para mim é o mais pernicioso. O existencialismo (com sua indiferença e irresponsabilidade quanto às consequências das más ações), ou mesmo o ceticismo, aparecem em diversos momentos. Só um exemplo, tem uma cena em que Bella (a atriz Kristen Stewart) e Edward chegam ao colégio onde ambos estudam. Devido ao fato de o Edward nunca ter sido visto com garota alguma, todo mundo fica olhando para eles. Ela então diz: “― Estamos quebrando todas as regras”, ao que ele responde: “― Não tem importância, eu vou para o inferno mesmo”. O momento é supervalorizado e não a eternidade. Se as pessoas que assistem soubessem da realidade do inferno, aí sim sentiriam arrepios. A Bíblia revela algo sobre este lugar que nenhum filme de terror pode reproduzir. No entanto, da forma como a ficção mostra, o inferno pode se tornar interessante em virtude da criatividade com que toda a trama se desenrola (nos livros ou nos filmes). Não saber distinguir a realidade da ficção, no sentido de aferir as consequências de determinados atos, é algo extremamente perigoso. Se em minha época de adolescência (final dos anos 80 e início dos anos 90), o conde Drácula era assistido ― e temido! ―, no enredo da autora Stephenie Meyer, os vampiros são “legais” e atraentes, além de cavalheiros. A principal mensagem do filme é que é possível o autodomínio, a autossalvação. Os vampiros, sem a ajuda de ninguém além de si mesmos, foram capazes de dominar seus impulsos grotescos. Isso é autorredenção. Observe a mensagem para o cristão: Somente através do novo nascimento é que recebemos uma nova natureza implantada em nós através do fruto do Espírito. Na trama vampiresca, não há necessidade alguma de intervenção divina, você mesmo se autorredime!

Caso queria acrescentar algo fique a vontade.
Acrescentaria apenas que não adianta “espiritualizar”, dizendo que os filmes e os livros são um sucesso porque foram oferecidos a Satanás. É preciso que abramos os olhos para a realidade. Os livros, todos eles, indistintamente, possuem entre 380 a 580 páginas. Tem adolescente que conseguiu ler em um dia! É preciso que pensemos sobre o fato de que o adolescente gosta de ler. Acho que o que está faltando é produzir literatura que faça sentido para o adolescente cristão que vive no mundo pós-moderno. Não adianta insistir que eles não gostam de ler, quando conseguem “devorar” um livro de quase quatrocentas páginas em um único dia! É preciso que nos despertemos. Produzindo material com conteúdo cristão que faça sentido e seja interessante, instigador. C. S. Lewis afirmou certa vez que não precisamos de mais livrinhos sobre o cristianismo, mas de livros sobre outros assuntos e das mais variadas categorias literárias com o nosso cristianismo latente. Foi justamente o que tentei fazer em O Mundo de Rebeca.

Autor: Pastor Cesár Moisés
Fonte:
Blog Marketing para Escola Dominical, Geração JC CPAD 

“Eclipse” estréia com aprovação do público

"Eclipse" tem uma receita simples. Coloque dois jovens galãs do momento, acrescente uma corajosa e bela mocinha, misture com cenas de ação e romance e, para finalizar, tempere com uma platéia repleta de adolescentes do sexo feminino. Não precisa nem ir ao forno. O resultado imediato é muito, mas muitos gritos. Foi assim que “Eclipse”, terceiro filme da série “Crepúsculo”. A gritaria se justifica pelo número de vozes: só na rede Cinemark, foram vendidos mais de 92 mil ingressos em todo os país.
De que “Eclipse” é o melhor filme da saga “Crepúsculo” quase ninguém dúvida. O triângulo amoroso entre Bella (Kristen Stewart), o vampiro Edward e o lobisomem Jacob — quase sempre pendendo para o lobo — prende a atenção e desperta suspiros e muitas risadas. O que ainda compromete o resultado final são as discussões de relacionamento intermináveis entre os personagens apaixonados. Mas fã que é fã dá o desconto, e tem toda a paciência do mundo.
O filme é, inegavelmente, do lobisomem Jacob, que mostra com paixão seus sentimentos por Bella. Aqui, um certo exagero nas aparições do ator Taylor Lautner sem camisa. Embora ele seja o queridinho de muitos e tenha chamado para si toda a atenção, os destaques de atuação vão para dois coadjuvantes: a atriz Ashley Greene (a vampira Alice) e Billy Burke (Charlie, o pai de Bella). Ela demonstrou com fidelidade toda a beleza e a sagacidade da vampira, irmã predileta de Edward. E ele fez todo mundo rir com os cuidados paternais — completamente desajeitados — do chefe de polícia de Forks, pai de Bella.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Aline Barros e Fernanda Brum participaram pela primeira vez do "Domingão do Faustão", da Rede Globo

No último domingo, dia 27, o Domingão do Faustão recebeu, pela primeira vez, as cantoras Aline Barros e Fernanda Brum.

O apresentador Fausto Silva, no momento de anunciá-las, falou que o programa que já recebeu alguns padres, recebeu sinal verde para combater qualquer tipo de preconceito.
Faustão discursou sobre o livre arbítrio de cada um. "O cara vai para a igreja que ele quiser, vai torcer para o time que ele quiser, o partido que ele quiser, o candidato que ele quiser", disse.
Ao concluir sua fala, citando o respeito ao 'vizinho', o apresentador nomeou as cantoras como "rainhas da música evangélica".
As cantoras Aline Barros e Fernanda Brum apresentaram seus sucessos no palco e ainda cantaram a parceria "Tudo é teu".

No programa, Aline e Fernanda mostraram o quanto são amigas, contaram como se conheceram e a conversão para o evangelho e ainda falaram sobre a importância da música gospel. Para Fernanda, ela é universal: "A música gospel é para todos!"
Foi um dia muito especial e marcante para a música gospel brasileira. Pela primeira vez o programa Domingão do Faustão, da TV Globo, um dos programas de auditório de maior importância da televisão brasileira, abriu espaço para a música gospel, recebendo ao vivo Aline Barros e Fernanda Brum.

Já nos bastidores do programa, a cobertura foi completa. Aline e Fernanda gravaram vídeos e entrevistas para o site do programa na Globo.com e participaram de uma brincadeira onde uma teve que responder peguntas sobre a outra. Antes de entrarem no palco, o pai de Aline, Pr. Ronaldo Barros, fez uma oração com todos os presentes no camarim, entre eles o Pr. Gilmar Santos, marido de Aline.
Aline Barros abriu o quadro, intitulado Encontro Muscial, cantando a música "Recomeçar", que fez parte da trilha sonora da novela Duas Caras, transmitida pela emissora em 2007 e 2008. Em seguida, Fernanda Brum cantou "Cura-me". A produção musical especialmente preparada para a atração foi do pastor e marido de Fernanda, Emerson Pinheiro, que estava no teclado.
Após as músicas, Faustão iniciou um bate-papo sobre a amizade das cantoras e sobre o preconceito que o gênero ainda sofre. Em resposta ao apresentador, Aline e Fernanda deixaram claro que a "música gospel é para todos, independente de religião. A mensagem do evangelho é transmitida através da música, que é o nosso meio de comunicação. Temos uma mensagem firme de vida, de paz, de família, de amor", explicaram.
Enquanto estavam no palco, a plateia do programa interagiu com perguntas. Aline Barros falou sobre o ministério infantil e Fernanda Brum contou que ao se converter aos 16 anos decidiu dedicar toda sua arte de música, teatro e harm onia somente a Deus. Faustão complementou dizendo que é necessário ter uma vida em função do que prega, viver a verdade. As cantoras explicaram também que a base para compor uma música gospel é a Bíblia. "Não existe censura, existe inspiração direcionada dentro de um assunto que é a Bíblia, que é enorme", completou Fernanda.
Para encerrar o momento musical, Fernanda e Aline cantaram a animada "Tudo é Teu", agitando a plateia. Faustão agradeceu a presença das cantoras e disse que "agora que abrimos a porteira, vocês vêm todo domingo". A repercussão da participação de Fernanda e Aline na atração já era enorme e se confirmou também no Twitter, com o nome das cantoras entre os assuntos mais comentados no microblog mundialmente, nos chamados "Trending Topics".
Várias celebridades brasileiras também comentaram e elogiaram a participação das cantoras, como Ivete Sangalo, Preta Gil, Léo Moura (jogador do Flamengo), Rivaldo (joga dor de futebol, ex-seleção brasileira), Perlla e Carla Perez. Certamente, é um novo tempo para a música gospel brasileira.

terça-feira, 22 de junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Quando Deus não pode cumprir suas promessas"


''Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; que não conheciam ao Senhor [...] Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas, agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas o que me desprezam serão desprezados ''. (1 Sm 2: 12, 30)


Aqueles que tiveram o privilégio de nascer de novo na família de Deus, sabem que, através do conhecimento da Sua Palavra, possuem direitos e deveres. Deus faz promessas ao Seu povo mediante a Nova Aliança no sangue de Jesus Cristo.

As Escrituras nos ensinam como e para quê fomos chamados por Deus:
''Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei; para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda''. (Jo 15: 16)

Fomos escolhidos por Ele para darmos frutos para o Seu Reino. Recebemos autoridade por meio dessa nomeação, para que, através do Nome de Jesus, pudéssemos dar continuidade à Sua obra na Terra e o servíssemos como reis e sacerdotes (Ap 1: 6).

Deus havia escolhido, dentre todas as tribos de Israel que estiveram no Egito durante o cativeiro, a tribo de Levi, da qual a família de Eli descendia, para que servissem ao Senhor como sacerdotes, e oferecessem sacrifícios sobre o altar. O Senhor havia-lhes feito uma promessa:

''Veio um homem de Deus a Eli, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me revelei, na verdade à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, sujeitos à casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel''. (1 Sm 2: 27, 28)

O privilégio de poder servir a Deus como sacerdote era muito grande, mas implicava também em responsabilidades, tanto no serviço do templo, quanto no exemplo de santidade e integridade pessoal e familiar.

Os filhos de Eli, que também serviam no templo como sacerdotes, cometiam todo o tipo de torpeza. Desprezavam as ofertas que eram dedicadas ao Senhor, retirando aquilo que não lhes dizia respeito, e se prostituíam com as mulheres que ministravam à porta da revelação.

Eli deixou claro que havia negligenciado o ensino aos seus filhos no temor do Senhor; e honrava mais a eles do que a Deus. Seus filhos se tornaram obreiros degenerados na casa de Deus, que se aproveitavam para obter ganho ilícito e praticar imoralidade sexual.

O pecado da família de Eli afrontou a santidade de Deus. E, como resultado, foram cortados definitivamente do ofício sacerdotal, apesar de ter-lhes sido prometido por Deus.

A Palavra de Deus diz em Números 23: 19: ''Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?''. Podemos, então, concluir que, não é Deus que se arrepende de ter feito uma promessa ao homem, mas é o próprio homem, com suas atitudes, que desiste da promessa de Deus.

Deus, quanto a sua natureza, não muda (Tg 1: 17). Ele poderá mudar seu propósito original para a vida de alguém devido à rebelião desta para com Ele.

Outro exemplo que encontramos nas Escrituras, sobre a mudança dos planos originais de Deus devido às próprias atitudes do homem, é a desobediência e incredulidade do povo de Israel no deserto, depois do êxodo do Egito. Devido à dureza de seus corações e as recorrentes infidelidades a Deus, foram impedidos de entrar na Terra Prometida. Até mesmo Moisés, líder levantado por Deus para a nobre missão de conduzi-los, foi impedido por Deus de entrar.

Todos os israelitas que estavam cativos no Egito foram destinados por Deus a irem para Canaã, mas, assim como disse Jesus: ''Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos'' (Mt 22:14), apenas alguns puderam entrar. Aqueles que não ''agiram segundo a voz do povo'', mas se submeteram à obediência a Deus, estes puderam chegar ao destino final.

''Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação; pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?[...] E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade''. (Hb 3: 15, 16, 18 e 19)

Assim como os israelitas, que tiveram o privilégio de presenciar os milagres de Deus no Egito e no deserto, experimentado seu poder redentor, visto suas obras grandiosas, mas não herdaram a promessa, nós, também, poderemos deixar de ter as promessas de Deus cumpridas em nossa vida. Hoje estamos de baixo da Graça, mas não da ''Graça barata''. Para que pudéssemos usufruí-la foi pago um preço muito alto. O Senhor espera de todos nós um compromisso com Ele e Sua Palavra. Obediência é o amor na prática.

Deus tem prazer em cumprir suas promessas na vida de seus filhos. Cabe a cada um de nós respondermos à altura do Seu chamado. Para cada filho Ele tem um plano, um propósito específico. Cabe a Ele nos capacitar e a nós nos submetermos em amor.

''Pois eu bem sei planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança''. (Jm 29: 11)

Mônica Valentim é pedagoga, com expecialização em Orientação Educacional e Profissional; pós- graduada em Psicomotricidade. Possui especialização em Modificabilidade Cognitiva PEI- Nível I, Jerusalém, Israel. Bacharelanda em Teologia.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

"12 atitudes que podem fazer toda a diferença no seu casamento"
(Jo 2.1-12)


Toda mudança começa a partir de uma atitude. Pessoas acomodadas acabam se tornando escravas de uma vida sem significado. Há momentos em que o casal deve se rebelar contra tudo aquilo que precisa ser mudado para que os dois alcancem uma vida de excelência. Quando atitudes são tomadas por aqueles que desejam mudanças, Deus entra em ação e faz aquilo que nós não podemos fazer. Atitude é o que Deus espera de todos nós.



1. CRIE UM CLIMA EMOCIONAL POSITIVO
(1) Encha a sua casa com provas de seu amor.
(2) Transforme sua casa em um santuário emocional.
(3) Use sua criatividade para externar o seu amor.

2. DESATIVE SEU BURRO EMOCIONAL
(1) Ninguém pode fazer isso por você. Conte até 100 antes de responder, respostas precipitadas quase sempre destroem em vez de construir.
(2) Não faça tempestade com as pequenas manias. Não sucumba à lei do capricho, seja flexível.
(3) Não vá para a cama aborrecido(a). Ira não pode ser guardada, é lixo emocional.
(4) Jogue fora, de vez em quando, o resto de lixo do seu casamento

3. NÃO FALE PELAS COSTAS
(1) Seja honesto (a).
(2) Use as três peneiras para estancar processos de fofocas.
(3) Nunca aceite em sua família que pessoas difamem a igreja. Pelo contrário, promova a igreja em sua casa.

4. PARE DE COMETER OS MESMOS ERROS
(1) Errar é humano, permanecer no erro é tolice.
(2) No final de cada dia, faça uma autoavaliação dos seus erros e acertos, para que no dia seguinte você erre menos.
(3) Peça para o seu cônjuge lhe ajudar nas áreas em que você é mais vulnerável.

5. VALORIZE AS PEQUENAS MUDANÇAS
(1) É de pequenas mudanças que se constrói um grande projeto de vida.
(2) Seja exigente com você e paciente com os outros. Todo mundo merece uma segunda oportunidade, até você.
(3) Lembrem-se: os detalhes podem ser a causa das nossas vitórias ou derrotas. Leve-os a sério.

6. NÃO PERMITA QUE A TV JOGUE TODO O SEU LIXO MORAL EM SUA SALA, COZINHA E QUARTO. SEJA SELETIVO
(1) Você é resultado daquilo que vê e ouve.
(2) Tenha o controle em relação a tudo aquilo que entra na sua casa.

7. VENÇA A ROTINA ANTES QUE ELA SUFOQUE SEU CASAMENTO
(1) Faça coisas fora da agenda.
(2) Surpreenda positivamente as pessoas que o rodeiam. Tenha gestos nunca tidos.
(3) Liberte a criatividade para fazer coisas fora da agenda a fim de nutrir a sua história conjugal com o sabor da aventura.
(4) Tente fazer algo da forma que você nunca fez.
(5) Faça tudo o que você gosta, sem ferir o cônjuge e transgredir princípios.

8. CONTRIBUA COM O QUE VOCÊ PODE PARA MANTER A CASA SEMPRE EM ORDEM, ARRUMADA, DECORADA ETC

(1) Sua casa deve ser o melhor lugar do mundo.
(2) Gente equilibrada interiormente não se sente bem no meio da bagunça e sujeira.
(3) A qualidade do relacionamento familiar também depende de como nós arrumamos a nossa casa.

9. DEMONSTRE INTEGRIDADE PESSOAL.
(1) Reputação e caráter são as duas colunas da nossa vida.
(2) Caráter é a definição do que eu sou.
(3) A crise de integridade é a causa da crise em muitas famílias.
(4) Hoje há muita preocupação com o "TER" e bem pouco com o "SER".
(5) A pergunta que devemos estar fazendo sempre é: "Qual é o meu conceito diante das pessoas, do diabo e de Deus?"

10. SEJA ECONÔMICO (A), MAS NÃO EXECESSIVAMENTE SEGURO (A)
(1) Busque sempre o equilíbrio entre gastar e economizar.
(2) Aprenda a planejar antecipadamente.
(3) Tenha compromisso com prioridades.
(4) Invista pensando no amanhã.
(5) Cuidado com o desperdício.
(6) Não tenha medo de assumir riscos.
(7) Seja otimista para conseguir ver possibilidades na dificuldade.

11. REVIGORE SUA VIDA SEXUAL
(1) Dê o valor devido ao "sexo no casamento", nem mais e nem menos.
(2) Realizem novas luas de mel sem os filhos.
(3) Esteja aberto para aprender mais sobre ajustamento sexual.
(4) Não faça apenas "sexo", faça "amor". Alguém disse: Depois que um casal aprende a "fazer amor", nunca mais se contenta em apenas "fazer sexo".
(5) A prática do ATO CONJUGAL com qualidade é uma arte que se aprende. Lembre-se, ninguém sabe tudo.
(6) Continue incentivando sua relação afetivo-sexual.

12. VALORIZE AMIZADES CONSTRUTIVAS E LIVRE-SE DAS DESTRUTIVAS
(1) Depois da família, quem mais nos influencia são os nossos amigos.



Pr. Josué Gonçalves é terapeuta familiar, escritor e conferencista internacional. Bacharel em Teologia pelo IBAD - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, com especialização em aconselhamento pastoral e terapia de casais. Acesse www.familiaegraca.com.br

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desculpas esfarrapadas

Quando somos solicitados para fazer uma visita, para orar por alguém, para estudar a Bíblia, para participar de um programa ou reunião, enfim, para prestar um serviço na Causa de Deus, geralmente temos uma desculpa a apresentar. Qual tem sido a sua, caro irmão? Se você se encaixa num dos motivos abaixo, arrependa-se e recomece a partir de hoje. INTEGRE-SE!




- Não me sinto capaz:
"Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás" (Jr 1.5-8).
- Não tenho tempo disponível:
"Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" (Gl 6.10).
- Sou sempre muito criticado:
"Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que seja; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas" (Rm 2.1).
- Meu problema é a preguiça:
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?" (Pv 6.6-9).
- Sou muito sensível; ofendo-me com facilidade:
"Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim" (Rm 15.2,3).
- Não sou flexível; cumpro leis:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" (Mt 23.23).

Medite nos motivos e nas passagens bíblicas acima. Ore ao Senhor e dedique-se hoje mesmo, de todo o coração, ao Seu Serviço.

Escrito por:

Dr. Tácito da Gama Leite Filho é escritor, autor de 84 Livros; doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica - RJ); doutor em Psicologia (Florida Christian University, Miame - FL - USA); fundador e diretor do CETEO - Centro de Estudos Teológicos Brasileiro

domingo, 6 de junho de 2010

Nem mesmo a chuva desanimou o povo de Deus, nesta sábado(05/06) para a Marcha para Jesus.
A Marcha reuniu aproximadamente 600 mil pessoas em Manaus, que foi o maior número de pessoas já registrados neste 17 anos que se é realizada em Manaus.
Cerca de 46 agentes de trânsito acompanharam o movimento e interditaram temporariamente o trajeto do evento, que saiu  tradicionalmente da Praça da Saudade, Centro da capital, até o "Santódromo". De acordo com a assessoria da Polícia Militar, 50 policiais e sete viaturas foram colocadas nas ruas para garantir a segurança das pessoas. Agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Rocam também estavam ajudando a PM a manter os locais seguros e sem tumultos.

A Marcha para Jesus passou pelas ruas Ferreira Pena e Japurá, além das Avenidas Joaquim Nabuco, Djalma Batista e Pedro Teixeira. As interrupções no tráfego foram realizadas para controlar a passagem do público e dos trios elétricos ao som de músicas gospel. Entre as atrações esteve o cantor David Quinlan, que fez a unção de Deus desde novamente naquele lugar.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que esta por tras do filme!
Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.


Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

Avatar vem do sânscrito Aval, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.

A melhor definição vem de um antigo escrito indiano, Vedas:

"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara."

Um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual.

Quando essa forma despersonalizada de Deus transcende daquela dimensão elevada para o plano material do mundo, Ele - ou Ela - é conhecido então como a encarnação ou Avatara.

Em uma concepção mais abrangente, a encarnação poderia ser descrita como o corpo de carne. Mas essa concepção seria talvez errada, conquanto tais formas divinas não se tornam reais seres de carne e osso, ou assumem corpos materiais. Uma alma comum assume corpos matérias de carne e osso, mas no caso dessa manifestação divina, Seu corpo e Sua alma transcendem a matéria e embora apareçam como impersonalizações, aquele corpo também pertence a Sua essência espiritual.

Essa palavra Avatar se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "personalização" no interior das máquinas e telas de computador. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador.

Mas a primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu, a quem muitos Hindus adoravam como um Deus.

Então crente se liga!. Cuidado ao assitir estes tipos de filmes, pois o diabo esta ai pra enganar.

terça-feira, 1 de junho de 2010





A Marcha para Jesus

A Marcha tem como fundamento bíblico as passagens de Êxodo 14, Josue 6 e João 13:35: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros". Neste evento há uma oportunidade única de viver este momento de comunhão entre irmãos de todas as denominações. A Marcha para Jesus também é um evento que permite expressar ao mundo a comunhão dos cristãos e também da fé em Jesus Cristo.
Todos os anos, a Marcha para Jesus têm revelado - em âmbito mundial - o poder e a misericórdia de Deus aos homens. Milhares de pessoas são curadas, libertas e restauradas. Não perca esta oportunidade de evangelizar convidando pessoas que ainda não conhece a Jesus, ou mesmo levar aquele amigo que têm andado longe dos caminhos do Senhor.

A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Um ato pacífico, consciente e excitante do mover de Deus em nossos dias.

A Igreja tem a oportunidade de mostrar que não é restrita aos templos, mas viva e aberta a toda sociedade, além de unir as igrejas cristãs em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo.

O quadro que você vê em uma Marcha - em qualquer parte do mundo - são milhares de cristãos marchando pelas ruas, de todas as idades, raças, nacionalidades e culturas étnicas. Roupas coloridas, bandeiras, faixas, galhardetes e outros adereços apenas complementam o principal: a radiante face dos participantes com a alegria de saber que Deus os ama e está vivo dentro deles !
Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo todas as denominações e capturando de forma arrebatadora as mentes e corações de seus participantes.

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres (Inglaterra), e foi fundada pelo pastor Roger Forster, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. No início, a intensão era tirar a igreja das quatros paredes e mostrar que ela estava viva e presente na sociedade. O resultado desse evento foi bastante produtivo.

Em 1989, mais de 45 localidades marcharam juntas em todo o Reino Unido, inclusive em Belfast (capital da Irlanda), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram, num visível sinal de união. Neste dia, 200 mil cristãos estiveram unidos em toda a nação, fato que voltou a repetir em 1990 e 1991.
No Início da década de 90, a Marcha se tornara um evento de proporções continentais, ocorrendo em toda Europa. Em 1992 a Marcha para Jesus já se tornava em um movimento mundial de louvor e adoração a Deus, chegando a outros países da América, África e Asia. No ano de 1993 chega a vez do Brasil realizar a sua primeira edição do evento.

Em 1998, mais de 10 milhões de pessoas em mais de 170 nações, reunindo cristãos de todas as religiões, idade e raças, marcharam para celebrar Jesus. Países como Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bolívia, Botswana, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Dinamarca, Estados Unidos, Equador, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guiné Bissau, Hong Kong, Itália, Japão, Moçambique, Nepal, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Romênia, Rússia, Singapura, e muitos outros, saem todos os anos às ruas para Marchar para Jesus.

O projeto de Lei nº 3234/08, que institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus de autoria do Senador Marcelo Crivella, foi aprovada pela Comissão e Justiça (CCJ) e sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 03 de setembro de 2009.

A Lei tem como objetivo oficializar o evento, que já acontece regularmente em diversas cidades brasileiras, com respaldo de leis municipais.

De acordo com a lei, o Dia Nacional da Marcha para Jesus, será comemorado, anualmente, no primeiro sábado subseqüente aos sessenta dias após o Domingo de Páscoa.

Lei nº 12.025, de 3 de Setembro de 2009

Institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É instituído o Dia Nacional da Marcha para Jesus, a ser comemorado, anualmente, no primeiro sábado subseqüente aos 60 (sessenta) dias após o Domingo de Páscoa.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 3 de setembro de 2009; 188º da Independência e 121º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro

Publicação: Diário Oficial da União - Seção 1 - 04/09/2009 , Página 2 (Publicação)
Casamento é andar na contra mão do sistema. A turma diz: casamento é via de mão dupla, quem ta fora quer entrar e quem ta dentro quer sair. Eu digo a você que no meu caso e de inúmeros casais que conheço a história é diferente. O casamento é cada dia melhor!




O casamento é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra já dizia Nizan Guanaes.



A idéia de que sexo é o primeiro lugar no casamento distorce o sentido do casamento cristão. O sexo é importante sim, mas de forma exacerbada deixa de ser uma demonstração de amor e passa a ser apenas instinto. Em contrapartida, tenha uma vida sexual sem pudores. Curtam o corpo do outro e a sexualidade plena que o casamento permite e celebrem a união com bom sexo e muito carinho.



Seja amigo e amante sabendo exatamente quando deve entrar em cena um e outro sem que isso transtorne sua identidade ou faça você perder o romantismo. Façam da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar. Não zombe dos defeitos do outro, não faça do seu cônjuge motivo de chacota.



Casamento é uma instituição divina. Para que ele dê certo, vc precisa conhecer profundamente o Deus do casamento. Até hoje eu estou pra ver um casamento saudável sem que Deus esteja no meio dele. Conheçam o Deus do casamento... chamem Ele para participar dessa relação. Porque se ele estiver dentro dessa relação, absolutamente nada será impossível pra vocês.

Pense nisso:



“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13.4

Avivamento para transformar o Planeta!

A igreja Evangélica Assémbléia de Deus no Amazonas concentrou cerca de 300 mil pessoas que participaram no Centro de Convenções (Santodrómo),e na Exposição Cristã Norte 2010.O evento debateu do dia 22 até o dia 29 de Maio, o tema "Avivamento para Transformar o Planeta". Ao todo, foram apresentados de 25 pastores e preletores de diversos países e mais de 20 cantores e bandas de renome da música gospel, além da maior feira de produtos e serviços evangélicos.

Durante a maratona de pregações, nomes como o da cantora vencedora de três Grammy Latino, Aline Barros, irmão Lázaro e Ludmila Faber fizeram a alegria do público presente. Além do sambódromo, o evento se estende durante o dia, à Exposição Cristã Norte, no Centro de Convenções Canaã, localizado no Japiim, Zona Sul. No local houve estudos bíblicos, seminários, oficinas e outras atividades. Nessa espaço também ocorrerá a maior feira de produtos e serviços evangélicos do país, com mais de 50 estandes, além de ações sociais com atendimento médico gratuito e da Justiça Itinerante, que vai prestou consultoria jurídica para a população em geral.

O Centro de Convenções de Manaus recebeu uma mega estrutura para os shows dos cantores e bandas nacionais e internacionais. A abertura também contou com a participação de políticos, como o governador Omar Aziz e o ex-governador Eduardo Braga. Os dois foram saudados pelo povo evangélico e agradeceram a oportunidade de participar de uma festa daquela magnitude.

No local, também tinha uma arquibancada para um coral de duas mil pessoas com 21 lances de escadaria coberta; um palco de 140 metros quadrados para orquestra, banda, cantores e preletores; e um sistema de sonorização com quatro mesas digitais e 16 torres de Delay, com capacidade para 200 mil pessoas. Além disso, foi montado o maior painel de Led e grid de iluminação da região Norte com luz fria, quente e moving lights.

A entrada para os shows foi gratuita. A expectativa de público para este evento foi de um milhão de pessoas e mais de 50 milhões que serão alcançadas pela mídia de comunicação em massa.


sexta-feira, 21 de maio de 2010


Mas quem era Daniel Berg?
O que o faz merecer tamanha honra? DANIEL BERG nasceu em 19 de abril de 1884, na Suécia, na pequena cidade de Vargön (Ilha do Lobo). Quando contava 15 anos de idade, converteu-se a Cristo e foi batizado nas águas. Aos 18 anos, embarcou com destino aos Estados Unidos, em razão da grande depressão financeira que até então dominava a Suécia, a fim de tentar obter os meios de sobrevivência. Após sete anos nos Estados Unidos, voltou para a Suécia a fim de rever seus familiares. Logo chegou ao seu conhecimento que um amigo seu recebera o batismo no Espírito Santo, algo novo para ele. Procurando certificar-se dessa “nova” doutrina, Daniel Berg começou a estudar a Bíblia e buscou a Deus, no intuito de receber também “a promessa”. Sua oração foi respondida! Com o impacto da bênção, revestido do Poder do Alto, dedicou-se unicamente à causa do Senhor. Mais tarde, Daniel Berg concluiu seus estudos teológicos no Instituto Bíblico, pois desejava ser um missionário. Nesse meio tempo, conheceu Gunnar Vingren e ambos passaram a buscar a Deus sobre os novos passos a serem dados. Assim, em 1910, através de uma profecia, Deus enviou Daniel Berg e Gunnar Vingren como missionários ao Pará. Chegando a Belém no dia 19 de novembro de 1910, no navio Clement, os dois amigos encontraram muitas dificuldades, principalmente financeiras. Por esse motivo, Daniel Berg começou a trabalhar como fundidor especializado, investindo o que ganhava para dar suporte à obra: pagava a um professor de Língua Portuguesa para Gunnar Vingren, que o ensinava à noite; e também passou a adquirir literatura evangélica nos Estados Unidos para distribuição no serviço de evangelização que empreendeu. Mais tarde, abandonou o trabalho de fundidor e passou a dedicar-se integralmente à obra do Senhor, ajudando milhares pessoas a receberem ajuda social, assim como cura divina e salvação. Tornou-se colportor, quando ia de casa em casa oferecendo Bíblias, numa época em que a Bíblia era lida unicamente nas missas, e em Latim. Desse modo, ele encheu Belém com a Palavra de Deus. Seu vocabulário em Português era escasso, mas o Espírito Santo punha as palavras certas em sua boca, e ele gostava sempre de dizer: “Jesus Cristo salva, cura os enfermos e batiza com o Espírito Santo”. Daniel Berg casou-se com Sarah Berg e tiveram dois filhos: David e Deborah. Além de incansável cooperador na Assembleia de Deus em Belém, como apóstolo e evangelista, fundou várias igrejas em toda a extensão da Estrada de Ferro Belém-Bragança, que muitas vezes percorreu a pé. Abriu também trabalhos em Vitória (ES), Santos e São Paulo (SP), e cooperou ainda com a Igreja no Rio de Janeiro. Seu último campo ministerial foi na Igreja em Santo André (SP). Quando esteve de volta ao Brasil, por ocasião dos cinquenta anos da Assembleia de Deus (Jubileu de Ouro), o Senhor deu-lhe o privilégio de ver “os frutos do penoso trabalho de sua alma”. Ele, humildemente, creditou toda a honra e glória a Jesus Cristo. Se Daniel Berg ainda estivesse entre nós e lhe fosse conferida tal honra de ter um Elevado com o seu nome, certamente diria humildemente: “Elevado seja o nome precioso do Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele pertence a honra e a glória!”.
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja MãeConfira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/

quinta-feira, 20 de maio de 2010


Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Amazonas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com jurisdição em todo território amazonense, com sede e funcionamento nas dependências do complexo Canaã, situado na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 1655, bairro Japiim, em Manaus - AM. Além das fixadas em seu Estatuto e em seu Regimento Interno, principalmente, congregar e congraçar bienalmente todos os obreiros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas em todo Território amazonense, com o propósito de avaliar a eficácia do desenvolvimento evangelístico a cargo da igreja sede e das igrejas vinculadas, bem como traçar planos e diretrizes para exercícios futuros, tanto no plano espiritual quanto administrativo e social, decidindo ainda sobre questões de âmbito geral trazidas à decisão plenária da Convenção Estadual. Todo o Estado do Amazonas é dividido em Municípios. Nestas áreas há um centro de apoio, onde o pastor deste centro é o coordenador dos seus vizinhos, responsável por acompanhar, apoiar e resolver os problemas que possam ocorrer. Atualmente há 62 Áreas de Coordenação. Além de ser o Centro da Igreja no Amazonas a Convenção tem a finalidade de administrar a parte espiritual e material da Igreja no Estado; autorizando ou consagrando novos obreiros, orientado pastores, definindo metas, administrando a criação de novos campos, mantendo o registro e o cadastro do obreiro, do campo e de todos os acontecimentos que ocorrem nas Igrejas no Estado. Hoje, em todo o Amazonas são mais de 650 pastores , 380 campos eclesiásticos e 3000 templos, todos filiados e cadastrados na CEADAM. Bienalmente, esses pastores vêem à Manaus para a Convenção Geral, onde cada um representa sua Igreja e localidade, nenhum outro evento reúne representantes de 1000 (IBGE) localidades do Amazonas de uma só vez. O Amazonas é imenso e o seu acesso é difícil e demorado; há lugares que é necessário quase um mês de viagem por barco para se chegar até lá, como o município de Itaúba. Mas o Evangelho do Senhor Jesus tem chegado através de nossos pastores e tem alcançado vidas preciosas para Deus. Esta é a nossa parte, este é o nosso trabalho, e é por isso que oramos para que DEUS SALVE O AMAZONAS!