quinta-feira, 23 de julho de 2015

Faculdade Tácito Gama - FTG

Olá povo de Deus!
Estamos vivendo um projeto grandioso, que é a Construção da Nossa Faculdade Tácito Gama, o idealizador do Ceteo.
Vou compartilhar com os amados irmãos um pouco da história desse homem que passou pelas nossas vidas nos deixando grandes exemplos de um ideal, que é servir a Deus com simplicidade e qualidade, a não servi ao Senhor de qualquer jeito e sim com esforço a sempre dá o melhor de nós a se doar ao próximo.
A sermos grandiosos na simplicidade e no estilo de viver como Cristo.

TÁCITO DA GAMA LEITE FILHO. Grande estudioso da Filosofia e da Teologia, amante da História, fazendo jus ao seu nome, tal e qual o historiador Tácito do primeiro século do Cristianismo. Mente privilegiada e memória invejável, pregava, fazia palestras e ensinava, com maestria e riqueza de conteúdo, vistos em poucos pregadores de nosso século. Em 2007 mudou-se para Manaus, capital do Amazonas, para onde levou o curso de teologia à distância, que organizara em Goiânia, em 1999. Ali, no cemitério municipal, seu corpo foi sepultado, sem honras, sem grandes personalidades presentes para enaltecer a sua pessoa. Viveu e morreu assim como quis: na simplicidade, sem bajulações, mas deixando um grande legado para o mundo daqueles que amam e se dedicam à Teologia. Quem diria que aquele menino pobre de Guadalupe, subúrbio do Rio de Janeiro, filho caçula da família Gama Leite, chegaria a construir um Centro de Estudos Teológicos para beneficiar estudantes sem grandes posses financeiras, mas desejosos de estudar? Realizou um de seus sonhos, deixando outros para seus filhos realizarem, se assim for a vontade de Deus.

Aquele ideal certamente já estava no coração do jovem Tácito, quando adquiria livros com os trocados que sua avó materna Josefa lhe dava, em vez de gastá-los em roupas ou diversões. Ao longo de sua vida, adquiriu milhares de livros, chegando a vender cerca de 15 mil volumes para a biblioteca do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, em 1996, quando seu diretor era o pastor Ebenézer Soares Ferreira. Nos últimos oito anos de vida, em Goiânia e em Manaus, readquiriu a mesma quantidade de livros que, catalogados, formarão a biblioteca da Faculdade Tácito Gama com acervo de mais de 30 mil livros e estarão disponíveis à leitura e à pesquisa de milhares de estudantes.

Tácito era carioca, mas conheceu todos os estados brasileiros e se apaixonou por algumas cidades. Morou durante dois anos (2005-2007) nos Estados Unidos, no Estado da Flórida, onde recebeu o grau de PhD em Aconselhamento, na Florida Christian University. Durante o tempo em que ali esteve, liderou um núcleo do Centro de Estudos Teológicos Brasileiro – CETEO, entidade cristã e educacional, que possui núcleos espalhados em vários estados do Brasil, bem como na Europa, Japão e África. A proposta inicial da Instituição era propiciar, aos estudantes menos favorecidos, a aquisição de uma biblioteca com 36 livros, que compõem o curso equivalente ao bacharel em Teologia. Junto com a esposa, Úrsula Regina, escreveu todos os volumes do curso.

O CETEO cresceu e através de convênios institucionais com faculdades credenciadas e reconhecidas pelo MEC, oferece vários cursos de pós-graduação, validação de diplomas e licenciaturas. O suporte aos alunos dos núcleos é oferecido através das centrais de monitoramento acadêmico e da remessa de material didático.
Bem antes de idealizar e fundar o CETEO, foi consagrado ao ministério da Palavra em 1982 e exerceu o ministério pastoral durante 16 anos. Como pastor batista, pastoreou as igrejas de Vila União e Mineiros, em Goiás; a Primeira Igreja Batista de Resende e a de Serra dos Órgãos, em Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro; a Primeira Igreja Batista de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro. Serviu, também, por oito anos, na 1ª Região da Igreja Metodista do Brasil, pastoreando a Igreja Metodista da Tijuca também no Rio de Janeiro. Enquanto pastor em Mineiros, a principal obra realizada foi a ampliação do templo, com nova fachada. Fato que mostrou sua disponibilidade em ajudar, enquanto pastoreava em Serra dos Órgãos, foi a assepsia, vestimenta e remoção do corpo de um dos membros falecidos da igreja; subiu o morro, lavou, vestiu, colocou no caixão e o carregou, junto com ajudantes, até embaixo, a fim de a funerária poder levá-lo ao cemitério. Em Bonsucesso, quando a igreja fez a reforma do templo, durante o seu ministério, Tácito carregou material, preparou cimento, enfim, colocou a mão na massa. Estas e outras ações demonstraram a pessoa simples que sempre foi, acima de tudo, solidário com o sofrimento dos outros.

Como professor, trabalhou em colégios de Ensino Fundamental e Médio, Universidades e Seminários, entre eles o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos – EPOE, onde organizou e dirigiu por dois anos o Curso de Mestrado e o Instituto Bíblico Pentecostal – IBP, na época sob a direção do pastor Lawrence Olson. Quanto à sua formação, dentre outros títulos, recebeu o de mestre em Teologia, na PUC do Rio, além do doutorado nos Estados Unidos. A última graduação aconteceu no Seminário Nacional de Liderança Avançada do Instituto Haggai do Brasil, no dia 30 de setembro de 2011, em Águas de Lindoia, São Paulo.

Publicou muitas obras pela Junta de Educação Religiosa e Publicações – JUERP, da Denominação Batista. Destacamos duas séries publicadas, cujos livros tiveram grande aceitação no meio evangélico e, em parte, o notabilizaram como escritor. Ambas estão esgotadas: Seitas do Nosso Tempo e História das Religiões. Outras tantas obras foram publicadas através do CETEO, Editora Vida, CPAD e Editora Exodus. Encontramos várias delas disponíveis no site www.estantevirtural.com.br.
A sabedoria popular afirma que todo ser humano, para se sentir realizado, deve fazer três coisas: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Tácito se realizou nos três aspectos. Foi abençoado com quatro filhos, no primeiro casamento: Tácito Augusto da Gama Leite (Capitão de Corveta da Marinha, no Rio de Janeiro), Walter Hubmayer da Gama Leite (Teólogo e Jornalista, Coordenador Geral de Cursos do CETEO, Manaus), Dinorah Cristina da Gama Leite (Assistente Social, no Rio de Janeiro) e Rubens Leonardo da Gama Leite (formado em Educação Física e Coordenador Regional de Cursos do CETEO em Goiânia). Do segundo casamento, com Arione Castro, nasceu Tácito Lucas, em 2002. Morando longe, não teve o privilégio de conhecer pessoalmente sua neta, Alana Eunice, que nasceu em 2009 e mora no Rio de Janeiro. Na mesma cidade também moram três irmãs: as gêmeas Marilandi e Leidi Jandi, e Mariza. Em Niterói, mora o irmão José Carlos. Em Taubaté, mora o irmão mais novo Josimar. Todos possuem suas famílias. Quando eram mais jovens, Tácito os ajudou em sua caminhada, na busca da realização de seus projetos de vida. Aliás, esta foi uma das características de sua personalidade: ajudar os outros sempre que possível.

Seus pais, quando ainda vivos, moraram com ele por seis meses, em Mineiros, Goiás. Quando Tácito e sua família mudaram para Resende, seus pais permaneceram algum tempo ali com eles, mas depois voltaram para o Rio de Janeiro. Foi naquele ano, em 1984, que recebeu a chocante notícia da morte de sua mãe, vítima de um atropelamento, quando ia ao hospital para fazer aplicações, devido a problemas nas articulações. Aquela perda, com certeza, deixou marcas profundas para o resto de sua vida. Seu pai viveu ainda por muitos anos, vindo a falecer com avançada idade.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, em que as pessoas estão vivendo mais tempo, lamentamos profundamente a partida do “Mestre” Tácito que ainda poderia contribuir, de forma extraordinária, para o avanço dos estudos teológicos, quer ampliando as ofertas da instituição que organizou, quer fazendo palestras, dando cursos, incentivando os jovens do Brasil e do mundo a não serem apenas estudantes, mas estudiosos da Palavra, da sociedade e da vida. Enfim, o que diremos mais? A Deus, toda a honra e toda a glória, pela passagem de seu servo neste mundo. A nós outros, o consolo, que só o Espírito Santo pode dar.

Úrsula Regina Blume Lopes

2 comentários:

  1. Grande pessoa...
    Inesquecível!
    Em Teresópolis fez a diferença, família linda.

    ResponderExcluir
  2. Grande pessoa...
    Inesquecível!
    Em Teresópolis fez a diferença, família linda.

    ResponderExcluir