quarta-feira, 19 de junho de 2013

Evangelismo através das Redes Sociais



“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (João 1.14)
E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejam pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram.
Marcos 1:16-18
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:18-20 

Perfil dos usuários brasileirosProvavelmente neste exato momento, antes mesmo de ter acabado de ler estes três textos bíblicos acima, você já trocou de tela e entrou em alguma de suas redes sociais. Hoje é inegável a força de comunicação, atração e alcance das redes sociais, blogs, vídeo-blogs e micro blogs.
Recente pesquisas foi destacadas as informações 
- A cada cinco minutos na internet, um minuto é dedicado às redes sociais.
- A cada minuto, são feitas 694 mil atualizações no Facebook.
- A cada minuto, são criados 532 mil tuítes.
Dados do próprio Facebook, revelam que 51% da população brasileira é usuária do serviço. Deste total, 75% são adolescentes e jovens .Ou seja, temos uma nova forma de comunicação e relacionamento, com uma força e potencialidade  inegável.
A partir desta nova realidade quero propor uma reflexão que acho bastante relevante para nossos dias. Enquanto jovens cristãos, estamos imersos nesta realidade de mundo hiperconectado e compartilhado. Nossa forma de expressão e comunicação certamente hoje se expande até o mundo digital e com isso nossa palavra pode alcançar lugares e pessoas que não conhecemos e ganhar proporções que nem imaginamos. Por isso cabe a análise das redes sociais como ferramentas do Reino. Será realmente possível, ou necessário, alcançar alguns de nossos amigos e amigas por meio das redes?
Para isso, quero propor uma reflexão, e formar assim, uma entrada neste tema que é necessário e urgente. Tento defender aqui, que há a necessidade de usarmos esta ferramenta para o “Ide” dado para todo homem e mulher que se torna seguidor do Cristo.
O anúncio do Reino é encarnado implicações desta afirmação (ou por não entender, talvez). Mas, o evangelista João tinha completa certeza da necessidade desta afirmação, pois a mesma nos revela a profundidade da missão de Cristo e nos aponta um modelo de vida cristã que se relaciona com a realidade e assim, sinaliza o Reino de Deus.
A expressão “tornou-se carne” é a própria graça de Deus se revelando a nós através de Jesus. Mostra que Ele, por amor a nós, encarnou nossa realidade, ou seja, sofreu nossas dores e sabe de todos os nossos desafios, dificuldades e tentações. Assim, Jesus, completamente imerso em nossa realidade e decadência, mas completamente comprometido com o Pai, não se isola do povo, se revela a nós a ponto de vermos nEle o Pai. Cristo não foi totalmente santo no mundo porque viveu uma vida isolada, pelo contrário, Ele é santo, porque estava inserido e interagindo com a realidade de seus dias sem em nada pecar. Isso o torna verdadeiramente humano.

Há na encarnação de Cristo um desafio e modelo para nossa caminhada cristã.
Pessoas em Cristo são pessoas que compartilham a vidaNosso caminhar pelo mundo deve ser necessariamente encarnado na realidade em que vivemos. Faz-se fundamental entender a dor humana e o clamor de nosso tempo para que tenhamos, através do Espírito Santo, condições de contribuir para mudar a nossa realidade. Só poderemos dar respostas relevantes ao nosso tempo se pararmos de tentar propor – em alguns casos, quase que impor – fórmulas mágicas ou respostas de manual e nos colocar a ouvir as verdadeiras perguntas e dúvidas da nossa gente. Para isso, olhar para Cristo é fundamental, pois nEle, não vemos o isolamento, mas sim o comprometimento com a realidade humana.
Temos esquecido em nossos dias esta realidade tão significativa da mensagem de Jesus: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (João 1.14). Talvez por temer as 

Nenhum comentário:

Postar um comentário