domingo, 23 de junho de 2013

O LIVRAMENTO DE DEUS PARA NOSSAS AFLIÇÕES



"Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra". (Salmo 34:19)


O Senhor, em tudo, tem nos ajudado. Mas, quantas vezes, como Seus filhos, não reconhecemos os livramentos que temos recebido. Muitas vezes, focamos nossas atenções mais nas aflições e isso entristece o coração do nosso Pai, já que a promessa que temos recebido da parte dEle é a de que, apesar de muitas serem as aflições do justo, o Senhor de todas o livra.

Assim, neste estudo a nossa tônica não é nos deter na aflição, mas no livramento. Somos servos, filhos, amigos de Deus e, tantas, outras mais características que nos são dadas pela Palavra. Precisamos nos apegar a essas qualidades para que compreendamos o quanto Deus nos ama e o quanto temos sido livrados de situações adversas que, por mais que venham contra nós e nos enfraqueçam, em Deus, somos fortalecidos.

Aflições x livramento

Várias pessoas na Bíblia tiveram grandes aflições. Falaremos sobre algumas delas e veremos quão grandes e poderosos foram os livramentos que receberam, apesar de no momento da dificuldade não terem entendido a dimensão do que poderia vir a acontecer.

JOSÉ


José foi um dos homens mais íntegros e santos do Antigo Testamento. A Bíblia diz que ele era um homem manso, líder, sonhador, excelente administrador etc. José fazia parte de uma família de onze irmãos e por eles foi muito assolado. Ele foi vendido pelos seus irmãos para uma caravana de midanitas que, consequentemente, venderam-no para os egípcios.
Após várias aflições no Egito, ele interpretou os sonhos de Faraó e tornou-se o governador do Egito. A Bíblia diz que, mesmo assim, ele não usou de sua posição para reivindicar seus direitos ao rei e se vingar de seus irmãos. Pelo contrário, Deus mesmo os trouxe até José e fez com que se prostrassem diante dele (Gn 37 a 50). 

JOSUÉ

Josué foi um homem enérgico, santo, irrepreensível, conquistador, valente, condutor do povo de Israel, enfrentou inúmeras guerras internas e, também, com o povo. Passou por dificuldades e aflições, afinal, não é fácil conduzir um povo numeroso em meio a um deserto.

Esse homem, ao ser enviado para ver a terra prometida, foi o único, juntamente a Calebe, a dizer que a terra era boa e que Deus a entregaria a eles como a terra que, verdadeiramente, manaria leite e mel. Ele obteve a vitória e, em nossos dias, quando nos referimos aos 12 espias, lembramo-nos apenas de Josué e Calebe (Nm 13).

DAVI

Davi passou por diversas aflições. Enfrentou guerras dentro da sua casa com os seus irmãos, depois com os seus filhos e isso sem falar das guerras com os outros povos, inimigos de Israel. Quando parecia que tudo estava em paz, Davi, o homem segundo o coração de Deus, que ajudou o rei Saul, aliviando ao tocar a sua harpa, a visitação do demônio que o perseguia, novamente, enfrentou a aflição de andar como fugitivo e errante por causa da inveja de Saul.
A Bíblia relata que em momento algum ele ousou se levantar contra o ungido do Senhor. Davi, em tudo, foi obediente e não permitiu que as aflições e dificuldades que se apresentavam o deixassem desacreditado. Nos momentos mais difíceis ele se apegou ao Senhor e recebeu livramento de todas as tribulações pelas quais passou (I Sm 24:1:22).

DANIEL

Daniel, ainda jovem, passou pela aflição do cativeiro babilônico. E, como se isso não bastasse, teve o seu nome trocado, renunciou comer dos manjares do rei, e não obstante, não temeu adorar um único Deus, o Deus Todo Poderoso. Como resultado de tanta inteireza de coração foi parar na cova dos leões. Porém, ele, em momento algum, retrocedeu, mas, em tudo, creu que o Seu Deus não o abandonaria.
O Senhor em Sua fidelidade infinita, trouxe livramento para ele e o rei reconheceu que o Deus de Daniel era o Deus verdadeiro. Que livramento! Um dos maiores da história bíblica (Dn 6). 

Todos esses passaram por aflições, dificuldades que ajudaram na formação do caráter. José era alguém que não tomava sua própria defesa, mas era um líder de excelência, que despontava mais em sua liderança do que os seus irmãos. Josué creu que o Senhor lhes entregaria a terra prometida apesar dos gigantes. Davi foi fiel a Deus e não tocou em Saul, ungido do Senhor. Daniel foi íntegro durante o cativeiro na Babilônia e recebeu grande livramento na cova dos leões. 
Filhos, é como a Palavra declara:"Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra". (Salmo 34:19). Confie nessa Palavra, porque ela não falha jamais e prossiga para o alvo que é Jesus mantendo os nossos olhos muito mais no livramento do que nas aflições. A vitória é sua. Portanto, caminhe em justiça e receba, da parte Deus todo livramento que você precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário