quarta-feira, 26 de junho de 2013

"Princípios da Lei da Semeadura"



O assunto não é abordado com profundidade nas Igrejas e quando ocorre sempre vem atrelado com a área financeira. Tem sido o principal tema dos adeptos da “Teologia da Prosperidade”, onde o céu se transforma numa agência financeira e Deus num grande bancário.
O estudo de hoje propõe uma análise mais focada no princípio norteador desta Lei que rege a todos os seres e não a um grupo especifico. É uma lei que não se pode mudar na esfera humana, você colhe aquilo que planta e aonde planta.

Paulo fala a respeito da lei da semeadura e da colheita. Essa lei não se aplica somente na agricultura, mas em todas as áreas da nossa vida.

·         O apóstolo Paulo adverte aos crentes para que não se deixem enganar, achando que não arcarão com as conseqüências das suas atitudes.

As nossas palavras e as nossas atitudes são sementes. Vamos colher o fruto das nossas semeaduras.

·         A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Você pode escolher o que plantar, mas é obrigado a colher do que plantou.

NUNCA COLHEMOS NA HORA QUE PLANTAMOS: muitos ignoram isto.

·         Dependendo do tipo de semeadura que fazemos, levaremos anos para colher. Alguns frutos demoram mais tempo para serem produzidos.
  
Pode ser que estamos experimentando hoje a colheita de coisas que semeamos há muito tempo atrás. E pode ser que o que estamos plantando hoje só iremos colher daqui a alguns anos. (quer seja bom ou mal).

·         Às vezes a colheita leva menos tempo, às vezes leva mais tempo. Mas quando a colheita chegar saberemos que foi por causa da semeadura que fizemos.

Mesmo que não estejamos vendo os frutos, não podemos parar de plantar. (Ec.11.1-6) porem devemos estar atentos ao que Paulo diz em Galatas 6:8 a 10.
No contexto bíblico a colheita pode é um acerto de contas com Deus que resultará em bênçãos ou sofrimento.  Gl. 6:7 ... o que o homem semear, isso também ceifará.

·         Tem gente que faz o que lhes dá na cabeça, no entanto se esquecem que existem conseqüências em tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer.

A lei da natureza ela é fatal. Ela é para todos. Jogou o peso para o alto sai de baixo ele virá de volta (vai cair).  O que plantarmos na terra é o que ela vai produzir e conseqüentemente é o que vamos colher nela.

COLHEMOS FRUTOS DA MESMA ESPÉCIE DA SEMENTE QUE PLANTAMOS.

·         É a semente que plantamos é que determina a espécie do fruto que colheremos. Ninguém planta batata e vai colher cebola. Não adianta ignorarmos esse principio, colheita não é questão de sorte – não adiante esperar colher algo que nunca se plantou.

O fruto bom e saudável, precisa ser plantado e cultivado.  Gálatas 6:8-10 – a nossa colheita é fruto da semente que temos usado. Quem planta amor vai colher amor. Quem planta fidelidade vai colher fidelidade.

No nosso relacionamento tanto no trabalho, em casa, na igreja devemos tratar as pessoas da maneira que gostaríamos que elas nos tratassem.

·         Certo escritor disse: “se não gostas do que estás colhendo, olha para trás e veja o que tu plantaste. Se você não tem recebido a colheita que você espera, avalia o tipo de semeadura que você tem feito.
NUNCA COLHEMOS O TANTO QUE PLANTAMOS - a colheita é abundante tanto para bem ou para mal, tudo dependerá da sua plantação. Colhem-se mais do que plantou.  Plantasse um grão de milho, e colhesse várias espigas cheias de grãos. É assim que funciona em todas as coisas, seja positiva ou negativamente.

Têm pessoas que dizem “Ai meu Deus o que eu fiz para merecer isso” - talvez esteja recebendo aquela semente multiplicada na forma de uma grande colheita. Quem planta chuva colhe tempestade. Essa verdade também é em relação tanto as naturais quanto as espirituais. Se você investe hoje parte do seu tempo na obra de Deus e faz o que Ele manda com certeza haverá de colher um grande galardão.
  
Se você hoje planta uma vida inteira de fidelidade a Deus, amanhã o Senhor vai abrir as janelas dos céus e derramar sobre você, bênçãos sem medida sobre sua vida.

A palavra de Deus não mente. Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem plantar isso também colherá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário